A ideia é selecionar um corte bovino inovador que seja a ‘cara de MT’
Promover a carne de Mato Grosso considerando os pilares da sustentabilidade, qualidade, rastreabilidade e sanidade. Esse é o principal objetivo do “MT Steak”, concurso de corte bovino inovador desenvolvido pelo Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac). Podem participar moradores do estado, independentemente de ser ou não profissional de gastronomia ou da carne. O primeiro colocado irá receber o prêmio de R$50 mil reais.
O lançamento aconteceu nesta terça-feira (18.10), em Cuiabá-MT, com a presença de representantes das indústrias frigoríficas e dos pecuaristas de Mato Grosso, imprensa e churrasqueiros do estado.
Os cortes concorrentes serão avaliados segundo o aspecto de inovação e que representem Mato Grosso. Por isso, devem ser cortes de carne de animais oriundo de frigoríficos do estado, como explicou o Diretor Técnico Operacional do IMAC, Bruno Andrade.
“O corte MT Steak nada mais é do que o símbolo que reúne todos os projetos e ações que o IMAC já está desenvolvendo em prol da carne de Mato Grosso junto com as entidades parceiras que são a Acrimat e Sindifrigo”, ressaltou Bruno.
O concurso será dividido em duas etapas, digital e presencial, como explicou Bruno. “A primeira será virtual, onde os concorrentes irão enviar as suas sugestões de cortes por meio de um vídeo e os cinco principais cortes selecionados irão para a segunda etapa, que irá acontecer durante um reality show que será gravado e esses cinco finalistas terão que preparar os cortes seguindo os critérios e serão escolhidos do primeiro ao quinto lugar”, explicou o diretor do IMAC.
Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec-MT), César Miranda, pontuou que Mato Grosso é um exemplo de uma pecuária sustentável e tem sido divulgado em todos os países através dos trabalhos desempenhados pelo IMAC.
“O IMAC está fazendo um excelente trabalho ao longo dos anos. E agora de uma forma criativa e saborosa nós iremos escolher o corte de Mato Grosso a exemplo de como existem experiências similares pelo mundo, nós vamos ter o sabor de Mato Grosso, a carne de Mato Grosso e com as características do no nosso boi, da nossa terra”, afirmou Miranda.
Na oportunidade, a diretora executiva do IMAC, Paula Queiroz lembrou que Mato Grosso é o maior produtor e exportador de carne bovina do mundo, com rebanho comercial de 32 milhões de animais. “Com sustentabilidade, eficiência e qualidade a nossa carne é exportada para mais de 70 países mundo afora. Nós contamos com vocês, profissionais da imprensa, nesta missão de mostrar Mato Grosso e fazer a promoção da nossa carne bovina para Brasil e mundo”, convocou.
Desde os onze anos de idade Paulo Sérgio da Cruz trabalha com açougue e hoje se tornou um renomado chef churrasqueiro do estado. “Vou participar do concurso porque essas iniciativas agregam mais ainda o meio do agro, principalmente na valorização das carnes, eu estou muito animado esperando um resultado positivo desse concurso. Já tenho em mente o corte que irei concorrer e quero valorizar a peça do animal que irá fazer a diferença.
Presidente do IMAC, Caio Penido ressaltou que a ideia surgiu da necessidade de um melhor posicionamento da carne de Mato Grosso para os consumidores brasileiros e compradores de outros países.
“O IMAC tem a missão de promover a carne de Mato Grosso e o MT Steak é o nosso grande programa de comunicação, encontrar um corte que represente todas essas características do estado de Mato Grosso, em relação a sua qualidade, a sua sustentabilidade e sua vocação em atingir novos mercados. Então é um projeto ganha-ganha que atende os anseios dos formadores do IMAC, dos pecuaristas mostrarem a sua produção de qualidade, das indústrias frigoríficas, um corte que represente tudo isso, um corte comercial e prático, e também atende os anseios do estado de Mato Grosso e ajuda promover nesses mercados internacionais um corte que represente o nosso estado”, reforçou Penido.
Inscrições
As inscrições são isentas de pagamento e iniciam no período do dia 28/10/2022 até 28/11/2002 e devem ser efetuadas exclusivamente no site. Podem participar qualquer pessoa que resida em Mato Grosso.
Serão selecionados os cincos melhores cortes que se enquadrem nas considerações exigidas no edital.
As provas serão acompanhadas por técnicos da Comissão Avaliadora do IMAC e por uma Comissão Julgadora, composta por pessoas com notório saber na área e chefs de cozinha especializados em preparo de carne bovina.
Mais informações e o edital completo estão disponíveis na página do IMAC. Ou nas redes sociais oficiais do instituto, acesse nosso Instagram.