Sustentabilidade no Mato Grosso:  iniciativas de sucesso

A sustentabilidade no Mato Grosso é um exemplo de produção para todo o país, sendo o maior produtor nacional de soja, recordista de exportações de carne bovina em 2022 e, ainda mantendo 62% de suas matas nativas muito bem preservadas. 

O estado de Mato Grosso possui mais de 32 milhões de cabeças de gado, uma produção de soja de 42,82 milhões de toneladas na safra de 2022/2023, representando um aumento de 4,82% em relação a 2021/2022, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Economia Agropecuária (Imea). Esse resultado é graças às técnicas de manejo do gado que permitem criá-lo e fazer o plantio de grãos na mesma propriedade, aumentando suas áreas produtivas no estado.

Mato Grosso é o único estado brasileiro que reúne os três principais bioma do país, parte da floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal, e, para sua preservação e desenvolvimento, parcerias entre iniciativas privadas e públicas são importantes para o avanço do desenvolvimento da região, como por exemplo:

  • O Instituto PCI (Produção, Conservação e Inclusão); foi criado pelo governo com o objetivo de promover uma visão sustentável para o setor agrícola, fazendo a articulação com empresas para trazer investimentos para o Mato Grosso;
  • Instituto Ação Verde: Combinando os pilares “Educação e Ação”, o instituto foi criado para ajudar a destravar programas de responsabilidade socioambiental, como a preservação de nascentes e reflorestamento de áreas degradadas. Contribuindo para o fortalecimento do processo de educação ambiental e a sua consolidação enquanto política de Estado. ;
  • Licenciamento ambiental: melhorias internas tornaram o processo de licenciamentos ambientais mais rápidos, passando do tempo médio de 270 dias para uma média de 117 dias para sua aprovação;
  • Redução da Burocracia: Mato Grosso é o estado com o maior número de cadastros aprovados no CAR (Cadastro Ambiental Rural);
  • Guardião das Águas: promove a conservação e restauração de nascentes e matas ciliares nas propriedades rurais;
  • Circuito Tecnológico: iniciativa que qualifica a produção de milho e soja para avaliar quais ações estão sendo feitas, ou precisam ser feitas, pelo produtor;
  • Soja Legal: estimula a redução dos riscos da atividade agrícola, promovendo a proteção da biodiversidade no estado, além de oferecer ferramentas para melhorar o ciclo produtivo.

Todas essas iniciativas visam aumentar a credibilidade, eficiência e sustentabilidade em todo o estado de Mato Grosso.

O estado de Mato Grosso quer ser mais do que o maior produtor de carne do Brasil e do mundo, ele almeja ser o maior produtor de carne com qualidade certificada e um exemplo a ser seguido por outros produtores e estados.

Programa de reinserção e monitoramento (Prem)

O Prem é uma plataforma virtual de monitoramento espacial do IMAC, que tem como objetivo monitorar a regeneração ambiental de áreas desmatadas de propriedades rurais bloqueadas para o comércio com os frigoríficos que firmaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF).

O Prem possui um processo simples e tecnológico de auxiliar o produtor no processo de adequação ambiental.

O IMAC

O Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) é um serviço social autônomo, que tem a missão de promover a carne bovina de Mato Grosso, valorizando toda a cadeia produtiva a partir de ações de pesquisa e desenvolvimento, informação e marketing. 

Atua para desenvolver as condições necessárias para que a carne de Mato Grosso continue sendo um produto sustentável, seguro e de alta qualidade, ampliando ainda mais seu mercado consumidor em todo o mundo. 

Para manter a qualidade da carne do Mato Grosso, o Imac conta com projetos que ajudam a manter a padronização de qualidade, como:

Passaporte Verde

O IMAC criou o selo do Passaporte Verde para ser uma garantia de qualidade da carne bovina produzida em Mato Grosso.

O passaporte garante a rastreabilidade socioambiental, além de eliminar o desmatamento ilegal, valorizando a biodiversidade da região, a diminuição de emissões gases de efeito estufa e a inclusão social de pequenos e médios pecuaristas.

SEIIC (Sistema Eletrônico de Informação da Indústria da Carne)

O Sistema Eletrônico de Informação da Indústria da Carne é uma plataforma para a caracterização da produção da cadeia produtiva da carne bovina, na originação de bovinos para abate e dos produtos comercializados pela indústria frigorífica. São dois componentes principais do Sistema:

– Extrato socioambiental da propriedade/fornecedor – segundo diretrizes do protocolo de monitoramento de fornecedores de gado da Amazônia.

– Classificação da produção industrial – levantamento de informações por carcaça de animal abatido, como peso de carcaça, acabamento, idade, sexo e raça.

OCMT (Observatório da Carne do Mato Grosso) 

Observatório da Carne do Mato Grosso é um sistema online que integra diferentes bases de dados e informações sobre a pecuária bovina no estado de Mato Grosso. Seu principal objetivo é promover subsídios para tomada de decisão e para formulação de políticas públicas, além de mostrar os resultados positivos e indicar oportunidades e desafios da cadeia da carne em MT.

Esses são alguns projetos e iniciativas realizadas pelo IMAC, que sempre está à procura de inovação, qualidade e sustentabilidade para a carne do Mato Grosso para o Brasil e o Mundo.

Sobre a IMAC

Conheça o IMAC - Instituto Mato-Grossense da Carne | A Verdadeira Carne do Brasil

Sustentabilidade, eficiência e qualidade: a receita de sucesso da carne de Mato Grosso.

Acesse nosso site para saber mais: https://imac.agr.br/

Facebook
Twitter
LinkedIn