Roteiro da Carne transforma MT em destino gastronômico da proteína bovina

Prato Due Ladroni do Roteiro da Carne

Dez chefs e dez sabores inovadores. Cuiabá e Várzea Grande recebem, até 31 de outubro, um circuito gastronômico inédito que coloca Mato Grosso no mapa do turismo da carne. Com pratos a partir de R$ 59,90, o Roteiro da Carne apresenta receitas exclusivas que destacam a versatilidade e o sabor da proteína bovina mato-grossense.

Com inspirações da culinária mundial, o evento integra o Mês da Carne, promovido pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac). A iniciativa tem como objetivo aproximar o público urbano do campo, mostrando que, por trás de cada prato, existe uma cadeia produtiva moderna, sustentável e reconhecida internacionalmente pela qualidade.

Com referências da gastronomia italiana, o chef Cleber Costa, do restaurante Due Ladroni, escolheu um corte exclusivamente mato-grossense, o MT Steak, para compor seu prato no Roteiro da Carne.

“Eu experimentei a carne, achei muito gostosa e pensei que ela precisava de um saborzinho de ervas. Então a gente montou com um nhoque com molho de grana padano para acompanhar e ficou bem gostoso”, explica Costa.

Para o empresário e consultor da Due Ladroni, Afonso Salgueiro Filho, em pouco mais de uma semana o prato já caiu no gosto popular e tem encantado até mesmo os paladares mais exigentes.

“Estamos vendendo bem, teve uma boa aceitação o prato e o preço também é um atrativo. Estão elogiando muito, gostando bastante. A carne que mais vende em Mato Grosso é a bovina e queremos incentivar ainda mais”, avalia Afonso.

Prato Varadero Roteiro da Carne

No Varadero, o chef Mauro Daniel também se inspirou no MT Steak para sua criação. “Colocamos uma cinta de bacon em cada medalhão para acrescentar mais sabor ao MT Steak, que é um corte magro. A cama de mousseline de banana confere um agridoce ao prato e o arroz Varadero que acompanha o prato já é um sucesso de público no restaurante”, descreve o empresário Eliseu Batista de Freitas.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Mato Grosso (Abrasel-MT), Daniel Teixeira, iniciativas como o Roteiro da Carne são fundamentais para valorizar a gastronomia regional.

“Esse projeto faz com que a nossa culinária chame a atenção tanto do turista quanto do pessoal daqui. As pessoas acabam saindo de casa pela curiosidade de ver algo novo. Precisamos desses eventos para divulgar Mato Grosso para o resto do Brasil”, enfatiza Teixeira.

“O Roteiro da Carne é mais do que um festival gastronômico, é uma homenagem à carne de Mato Grosso e a toda a cadeia que trabalha com dedicação para produzir um alimento de excelência. Queremos mostrar que a nossa carne é sustentável e carrega o sabor do nosso estado. Ao reunir dez chefs em torno desse desafio, estamos conectando o campo à mesa e mostrando que a pecuária mato-grossense também é cultura, criatividade e identidade”, afirma Paula Sodré Queiroz, diretora-executiva do Imac.

Também participam do Roteiro da Carne os restaurantes Baronês, Canto Cozinha e Conforto, Casarão 154, Mahalo, Meats,Talavera, Toroari, Varedero. Nessa rota gastronômica, os clientes terão direito um “passaporte” onde a cada cinco pratos da promoção consumidos, os participantes ganham um prato decorativo.

Fonte: GT Comunicação

Facebook
Twitter
LinkedIn