Quais as melhores carnes para todo tipo de preparação?

Quais as melhores carnes para todo tipo de preparação

Mato Grosso é o estado com as melhores carnes, além de ser o estado que mais produz carne bovina do Brasil.

O estado é exemplo visionário no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, que garante conservação por lei, tem menores emissões de gases do efeito estufa, gado majoritariamente criado a pasto e com rentabilidade.

Com certeza, ter as melhores carnes à mesa influencia na hora de preparar sua comida.

Vamos conhecer quais são as melhores carnes para 4 tipos de preparação? Continue a leitura.

Quais as melhores carnes para churrasco?

A arte de fazer um bom churrasco começa na escolha da carne. Por isso, é essencial conhecer as características de cada tipo de corte, para escolher o preparo e ter um resultado excepcional.

Veja 3 melhores carnes para churrasco:

Picanha

A picanha é o corte queridinho dos amantes de churrasco e possui sabor marcante devido à sua capa de gordura, que não deve ser retirada antes do preparo. 

Na hora de temperar, aposte no básico, utilize sal grosso ou refinado, ela pode ser assada inteira ou em fatias.

Alcatra

Diferente da picanha, a alcatra possui pouca gordura, mas é uma carne bem saborosa e perfeita para o churrasco. Pode ser assada por inteiro, no espeto ou na grelha, mas se preferir assar em fatias, não as deixe tão finas, pois podem ficar ressecadas.

Contrafilé

O contrafilé tem um bom custo-benefício, é macio e com o sabor notável, mas precisa ter alguns cuidados na hora do preparo.

As principais dicas são:

  • Remover o nervo lateral, seguindo o sentido da fibra da carne;
  • A carne deve ser assada em altas temperaturas, para evitar que fique dura, e, consequentemente, acabar não agradando tanto os amantes do ponto mal passado.

Quais são as melhores carnes para assar?

É normal que as pessoas errem na hora da escolha do corte da carne para determinado prato.

Não ter esse conhecimento acaba comprometendo o sabor da carne e também em relação à maciez e suculência. Confira quais são as melhores carnes para assar no forno:

Coxão duro

O corte do coxão duro é uma carne mais rija e fibrosa, com gordura na parte externa.

Este corte é ideal para o cozimento lento no forno, como é o caso de rosbife e carnes recheadas.

Coxão mole

O coxão mole fica localizado na parte traseira do boi, é uma carne com fibras curtas, possui uma textura muito macia e é fácil de fazer receitas de assados no forno, principalmente, se acrescentado algum molho da sua preferência.

Seu formato em bife paillard (fatias finas) não decepciona, especialmente no preparo à milanesa ou parmegiana.

Filé mignon

O filé mignon está localizado na parte superior traseira do boi, sendo uma parte extremamente suculenta.

Considerado um corte nobre e também uma das partes mais magras da carne bovina, o filé mignon é perfeito para medalhões, bifes, assados e refogados.

Como a maioria dos tipos de carne para assar, recomenda-se levar a peça inteira ao forno. Porém, o bife de filé mignon é mais uma alternativa deliciosa para bifes à milanesa.

Quais as melhores carnes para cozinhar?

Fraldinha

A fraldinha é um corte que vem do fraldão, localizado próximo à costela do boi. É uma excelente escolha para o preparo de cozidos, carne moída, carne louca, caldos, entre outras receitas.

Acém

Em relação aos outros cortes da parte dianteira do boi, esse é um dos mais macios, pois possui muitas fibras.

Além disso, tem pouca gordura e pode ser preparado tanto na panela comum quanto na de pressão.

O acém também é conhecido por possuir uma alta quantidade de colágeno. Ao ser cozido em fogo baixo, a substância derrete e se transforma em uma gelatina que umedece toda a carne, deixando um sabor e textura incríveis. 

Não é à toa que esse é um dos cortes preferidos para o preparo da carne de panela.

Costela

A costela, na hora do seu preparo, pode estar com ou sem osso, mas saiba que o fato de usar o osso para cozinhar interfere positivamente no sabor final do prato.

A costela possui mais gordura em relação aos outros cortes e, por isso, fica especialmente deliciosa com acompanhamentos, como a mandioquinha, por exemplo.

Esse sem dúvidas é um dos cortes mais tradicionais quando o assunto é preparo na panela, porém, essa entra na lista de cortes que devem ser preparados apenas na pressão ou no bafo (cozimento de longa duração na churrasqueira).

Quais são as melhores carnes para bife?

Não tem como negar que o bife é aquela receita curinga de quem tem pressa e não sabe o que preparar. Só que, se a carne comprada não for a certa, o resultado final pode não ser dos melhores. 

Para você não errar, veja quais são as melhores carnes para bife:

Contrafilé

Carne proveniente do lombo do boi, macia, firme e suculenta. Além de saborosa, o contrafilé tem um fácil preparo, assim, não precisa ficar tanto tempo fritando.

Alcatra

Um corte magro, suculento e versátil, que tem uma aceitação em diversos modos de preparo, além do bife. É uma carne super macia e saborosa.

Coxão mole

É um corte com fibras curtas e consistência macia. Não tem quase nada de gordura, além de ser indicado para bifes finos, ele pode ser feito na forma de picadinhos, escalopes, milanesas, entre outros.

Dica final

Agora que você já sabe quais os melhores tipos de corte para cada tipo de preparação, vai conseguir obter sucesso em seus pratos. 

Uma dica valiosa é que varie as preparações e a carne escolhida, assim não vai cansar de comer sempre a mesma receita.

Facebook
Twitter
LinkedIn