A produção de carne bovina no Brasil é um dos pilares da agropecuária, assim como também é um dos principais elementos da economia.
Sabemos que essa produção nem sempre foi benéfica para o meio ambiente, mas cada vez mais o setor tem encontrado soluções para diminuir o impacto por meio de processos sustentáveis.
Quer se aprofundar no assunto sobre o tema? Continue a leitura.
Como funciona a cadeia de produção de carne bovina no Brasil
A cadeia produtiva da carne faz parte de um ecossistema extremamente volátil e competitivo. Além das milhares oportunidades de negócios no Brasil, há também um importante mercado exportador.
A cadeia produtiva é um conjunto de componentes interativos com diferentes sistemas produtivos, fornecedores de serviços e insumos, indústrias de processamento e transformação, distribuição e comercialização de produtos e subprodutos e seus consumidores finais.
A cada ano que passa, países como a Índia vem se tornando mais relevantes no mercado de produção de carne.
Nesse quesito, o Brasil ainda se beneficia da diversidade de seus rebanhos, que contam com alto investimento em genética e qualidade do produto final.
Maiores desafios na produção de carne no Brasil
A pecuária de corte está diante de uma grande oportunidade de ter mais crescimento nas próximas décadas, mas, para que o setor consiga aproveitar esse momento, deverá superar alguns desafios importantes.
Aumentar a sua produtividade, preservar o meio ambiente, o bem-estar animal, implantar a rastreabilidade de ponta a ponta na cadeia de produção, garantir a qualidade e segurança dos produtos finais.
Processos sustentáveis
Existe um novo produtor rural e ele é verde, que se preocupa com a preservação, sustentabilidade e bem-estar do animal, atualmente sendo o pilar do sucesso do agro brasileiro.
O que é a pecuária sustentável?
Com uma extensão territorial enorme, o Brasil é um dos líderes mundiais em pecuária e conta com uma produção alta, atendendo tanto o mercado nacional como também o internacional. Como é uma atividade diretamente relacionada à natureza, uma produção que trabalha em conjunto com o meio ambiente pode trazer ótimos resultados.
Diante disso, surgiu o conceito de pecuária sustentável, que nada mais é do que produzir alimentos com rentabilidade e de forma consciente, adotando estratégias específicas para este objetivo.
Quais práticas são importantes?
A pecuária sustentável é uma prática que visa a produção de alimentos com responsabilidade social, consciência ambiental e bem-estar animal, de forma viável e rentável.
Veja a seguir algumas práticas que podem ser adotadas:
- Recuperação de áreas degradadas;
- Correto descarte de embalagens;
- Tratamento de dejetos;
- Investimento em tecnologias sustentáveis;
- Uso de energia limpa como a energia solar;
- Aperfeiçoamento da gestão do processo produtivo;
- Utilização de recursos naturais de forma consciente;
- Adoção de sistemas inteligentes de reuso da água;
- Redução da emissão de gases do efeito estufa.
O desenvolvimento da sustentabilidade no agronegócio oferece um aumento da produção de alimentos, insumos naturais como menor custo, qualidade e a segurança alimentar, além da preservação do ambiente.
Carne de Mato Grosso é exemplo de sustentabilidade
Como pudemos ver, a pecuária sustentável reúne um conjunto de técnicas, aliadas à tecnologias, que visam a produção de carne com mais consciência ambiental, eficiência, bem-estar animal e responsabilidade social.
Mato Grosso é exemplo visionário no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, que garante conservação por lei, tem menores emissões de gases do efeito estufa, gado majoritariamente criado a pasto e com rentabilidade.
O estado quer ser mais do que um produtor de boi, quer ser produtor de carne com qualidade certificada, podendo oferecer o melhor.
Passaporte Verde
O Passaporte Verde é um programa criado pelo Imac, que é um protocolo que vai garantir a rastreabilidade socioambiental e a qualidade de carne de Mato Grosso.
Atualmente, 80% da produção é rastreada e a meta é chegar aos 100% de verificação, com parcerias para mensurar o sequestro de carbono em Mato Grosso trabalhando junto com o Ministério Público Federal e indústrias frigoríficas.
Produção e exportação de carne bovina no Brasil
O Brasil é um dos mais importantes produtores de carne bovina em todo o mundo, sendo Mato Grosso o estado que mais produz carne bovina, esse é o resultado de muitas décadas de avanços tecnológicos sempre para melhorar a produção do setor agropecuário.
Atualmente a carne bovina é exportada para mais de 150 países em todo o mundo. Os três principais mercados, além da China, são Estados Unidos, Chile e Indonésia atualmente.
Dados
Produção de carne bovina no Brasil 2021
Em 2021, o Brasil contava com um rebanho bovino de 224,6 milhões de cabeças.
Produção de carne bovina no Brasil 2019: IBGE
Em 2019, o Brasil contava com um rebanho bovino de 214,7 milhões de cabeças.
Produção de carne bovina no Brasil 2018
Em 2018, o Brasil contava com um rebanho bovino de 213,5 milhões de cabeças.
Produção de carne bovina no Brasil 2017
Em 2017, o Brasil contava com um rebanho bovino de 214,9 milhões de cabeças.
O Imac
O Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) é um serviço social autônomo, que tem a missão de promover a carne bovina de Mato Grosso, valorizando toda a cadeia produtiva a partir de ações de pesquisa e desenvolvimento, informação e marketing.
Atua para desenvolver as condições necessárias para que a carne de Mato Grosso continue sendo um produto sustentável, seguro e de alta qualidade, ampliando ainda mais seu mercado consumidor em todo o mundo.
Para manter a qualidade da carne do Mato Grosso, o Imac conta com projetos que ajudam a manter a padronização de qualidade, como:
Programa de reinserção e monitoramento (Prem)
O Prem é uma plataforma virtual de geomonitoramento do Imac, que tem como objetivo monitorar a regeneração ambiental de áreas desmatadas de propriedades rurais bloqueadas para o comércio com os frigoríficos que firmaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF).
O Prem possui um processo simples e tecnológico de auxiliar o produtor no processo de adequação ambiental.