Os pilares do IMAC

Conheça o IMAC - Instituto Mato-Grossense da Carne | A Verdadeira Carne do Brasil

O IMAC é um serviço social autônomo que tem a missão de ampliar a produção e estabelecer o Estado de Mato Grosso como um grande produtor de carne de qualidade e confiável, seguindo as normas nacionais e internacionais de boas práticas da pecuária bovina. 

Para isso,  os seguintes pilares do IMAC regem a organização e a forma de trabalhar da instituição:

Regularização ambiental

O IMAC trabalha para fomentar o desenvolvimento e respeito ambiental da cadeia produtiva por meio de iniciativas voltadas para a inclusão e readequação de produtores às normas jurídicas vigentes no estado. Trazendo dessa forma maior segurança e imagem para a bovinocultura do Mato Grosso.

Intensificação e carbono

O IMAC trabalha para promover a intensificação da pecuária no Mato Grosso, liderando práticas de ESG (sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance, traduzido para Ambiental, Social e Governança) na cadeia, buscando sustentabilidade na produção, reduzindo emissões de carbono e se alinhando o produtor às demandas do mercado nacional e internacional, oferecendo um produto com garantia de sustentabilidade e qualidade.

Transparência e rastreabilidade

O IMAC trabalha na fomentação da integração e relacionamentos entre agentes da bovinocultura, organizando e desenvolvendo uma rede transparente e com rastreabilidade, por meio de iniciativas de classificação e qualidade, especialmente com a indústria.

Imagem da carne

O IMAC trabalha na construção de reputação e geração de valor para todos os elos envolvidos e consequente valorização da marca Carne de Mato Grosso, se tornando a fonte de informação primária para qualquer público quando se trata de carne bovina no estado.

Entre outros programas que o Imac proporciona sempre com o objetivo de melhorar cada vez mais a carne do Mato Grosso.

DNA IMAC

Dentro dos nossos pilares estão o DNA IMAC, que estabelece os princípios norteadores para uma produção agrícola sustentável e forte. Esses pilares são baseados em diversas áreas, como genética, pesquisa e inovação, sustentabilidade, eficácia na produção, bem-estar e sanidade animal, gestão eficiente e qualidade.

  • Genética, Pesquisa e Inovação: a IMAC busca constantemente melhorar a produção agrícola por meio da tecnologia. Para isso, são desenvolvidos projetos que eliminam riscos e aumentam a eficiência e a produtividade na produção.
  • Sustentabilidade: A empresa reconhece a importância de desenvolver sua produção de forma responsável e com respeito ao meio ambiente e ao mundo. Dessa forma, a empresa busca reduzir os impactos ambientais de suas atividades e promover práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção.
  • Eficácia na produção: procura ter o maior aproveitamento possível de seus recursos, evitando desperdícios e otimizando processos. Isso garante uma produção mais eficiente e rentável, além de ser um importante fator de competitividade.
  • Bem estar e Sanidade: A saúde física e mental do gado é uma das bases para a produção de proteínas de alta qualidade. Por isso, a empresa investe em bem-estar animal e sanidade, garantindo que os animais sejam criados em ambientes saudáveis e com as condições adequadas para seu desenvolvimento.
  • Gestão Eficiente: Buscamos administrar seus recursos de forma inteligente, promovendo um crescimento sustentável e equilibrado. Isso envolve a gestão de pessoas, finanças, processos e outros aspectos relevantes para o sucesso do negócio.
  • Qualidade: Entregar ao consumidor final a melhor proteína, seguindo rigorosos padrões de qualidade em todas as etapas da cadeia de produção. Isso garante que o produto final seja saudável, seguro e de alta qualidade.

Conheça mais sobre o IMAC

Criado pela lei 10370 em 12 de fevereiro de 2016, o Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC) é um serviço social autônomo que tem a missão de promover a carne bovina do Estado de Mato Grosso, valorizando toda a cadeia produtiva a partir de ações de pesquisa e desenvolvimento, informação e marketing.

O IMAC atua para desenvolver, hoje, as condições necessárias para que a Carne de Mato Grosso continue sendo um produto sustentável, seguro e de alta qualidade, ampliando ainda mais seu mercado consumidor em todo o mundo.

Visando oferecer sustentabilidade, eficiência e qualidade para o sucesso da carne de Mato Grosso, o IMAC tem alguns projetos de pecuária sustentável em parceria com organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais para o melhor desenvolvimento da pecuária da região. Conheça a seguir nossos projetos que seguem nossos pilares:

Rota da Carne

São roteiros turísticos para público nacional e internacional para conhecer os negócios, a vida no campo e os 3 biomas (Floresta Amazônica, Pantanal e Cerrado) de Mato Grosso, conhecendo assim toda a cadeia da carne bovina. Cada rota turística deverá reunir:

  • Visita a fazendas produtoras de gado de corte;
  • Gastronomia em restaurantes que possuam em seu menu principal cortes de carne bovina;
  • Pontos de lazer, aventura, ecoturismo ou cultural.

Mapa do Cadastro Ambiental Rural

Uma ação do Instituto Ação Verde com o apoio do IMAC, Aprosoja, Ampa, Cipem e Abiove para aprimorar a qualidade dos mapas de propriedades rurais para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), com o objetivo de aumentar o nível de aprovação no sistema SIMCAR da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso – SEMA.

O Mapa do Car se insere na estratégia do Imac em promover a regularização ambiental das propriedades pecuárias em MT.

MT Steak

MT Steak é um concurso de corte bovino inovador e desenvolvido pela IMAC. Tem como objetivo promover a carne de Mato Grosso.

OCMT 

Observatório da Carne do Mato Grosso é um sistema online que integra diferentes bases de dados e informações sobre a pecuária bovina no estado de Mato Grosso. Seu principal objetivo é promover subsídios para tomada de decisão e para formulação de políticas públicas, além de mostrar os resultados positivos e indicar oportunidades e desafios da cadeia da carne em MT.

Prem

O Programa de Reinserção e Monitoramento é uma plataforma virtual de geomonitoramento do IMAC, que tem como objetivo monitorar a regeneração ambiental de áreas desmatadas de propriedades rurais bloqueadas para o comércio com os frigoríficos que firmaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF).

O Prem possui um processo simples e tecnológico de auxiliar o produtor no processo de adequação ambiental.

Passaporte Verde

O IMAC criou o selo do Passaporte Verde para ser uma garantia de qualidade da carne bovina produzida em Mato Grosso.

O passaporte garante a rastreabilidade socioambiental, além de eliminar o desmatamento ilegal, valorizando a biodiversidade da região, a diminuição de emissões gases de efeito estufa e a inclusão social de pequenos e médios pecuaristas.

Esses são os pilares que regem os projetos e a existência do IMAC, sempre à procura de inovação, qualidade e sustentabilidade para a carne do Mato Grosso para o Brasil e o Mundo.

Facebook
Twitter
LinkedIn