Versátil e com potencial de exportação o novo pedaço bovino é iniciativa do Imac
Crop AgroComunicaçao | Assessoria Imac
Suculento, saboroso e macio. Esses foram alguns dos elogios ao corte MT Steak durante o Festival Braseiro realizado em Rondonópolis, no sábado (16.09). Com avaliações positivas, o corte ficou entre os três melhores no universo de 80 servidos no evento.
O MT Steak é uma iniciativa do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), escolhido como o corte bovino que representará a pecuária sustentável de Mato Grosso no Brasil e no mundo. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento público ao MT Steak que, antes, virava retalho ou carne moída com baixo valor agregado. E agora se transformou em uma carne nobre similar ao filé mignon do dianteiro, com uma super variedade gastronômica”, comemorou o presidente do Imac, Caio Penido.
O Braseiro de Rondonópolis foi a primeira apresentação pública do MT Steak. Criador do corte, o churrasqueiro profissional Paulo Cruz destacou que foram preparados e servidos cerca 100 quilos do MT Steak e que a estação do Imac não ficou parada um só minuto. “Começamos muito bem e em um evento de grande porte. É uma enorme alegria ficarmos entre os três melhores avaliados. Parabéns aos organizadores, ao Imac e aos outros cortes eleitos”, comemorou.
A primeira colocada foi a estação Nelore Greem e a segunda mais bem avaliada foi o Cordeiro Patagônico. Conforme a organização do evento, a avaliação para escolha dos melhores cortes do Braseiro foi realizada por especialistas em carne bovina, entre eles uma nutricionista, um diretor da ABCZ e também opinião do público presente.
Quem passou pelo evento e experimentou o MT Steak deixou elogios. Uma delas foi a Thamara Natália Amâncio de Barros Carvalho, de Rondonópolis. “Eu amei, carne super macia, suculenta e saborosa. Não conhecia e recomendo a todos, muito boa e no ponto perfeito”.
“Firme e suculenta. Muito saborosa e indico com certeza”, também elogiou o rondonopolitano Valnei Gomes dos Santos.
O goiano Daniel Ricardo Martins também fez questão de registrar a satisfação ao experimentar o MT Steak. “Tem uma textura boa, suculenta, macia. Amei, aprovadíssimo”.
DIVERSIDADE NO PREPARO
Além de agradar ao paladar com preparo em brasa, a diretora executiva do Imac, Paula Sodré Queiroz, lembra ainda a versatilidade do MT Steak, que é um corte do dianteiro da carcaça e sem osso.
“Pode ser preparado de diversas maneiras e se encaixa bem em muitas receitas, como à parmegiana, ao molho com legumes, assado ao forno e muitos outros preparos famosos e populares”, pontuou Paula.
CHINA
A região asiática e o oriente médio são os principais consumidores de cortes bovinos sem osso. E a estratégia de apresentação do MT Steak para a China acontece ainda neste ano, mês de outubro, durante a 134ª edição da Canton Fair, a maior e mais antiga feira de negócios chinesa.
“Especialmente para esta feira de negócios na China, a Marfrig está produzindo os cortes, que ofereceremos como degustação aos potenciais compradores do mundo todo, que passarão pelo evento”, explicou o diretor técnico operacional do Imac, Bruno Andrade.
O diretor lembra ainda que por se tratar de um corte sem osso, o MT Steak facilita e aumenta também o potencial de exportação.
SUCESSO EM CUIABÁ
Desde de agosto o MT Steak começou a ser produzido e comercializado pela Celeiro Carnes Especiais, em Cuiabá. E já no primeiro dia superou as expectativas em vendas, conforme conta Paula.
“No primeiro dia ficou esgotado nas gôndolas. É um corte diversificado, que representa a sustentabilidade da pecuária de Mato Grosso e que caiu no gosto dos moradores de Cuiabá. E temos certeza que ganhará o Brasil e o mundo, por isso o Imac tem trabalhado em estratégias para que em breve, ele seja exportado”, pontuou a diretora executiva do Imac.
“Nós temos uma produção e o depoimento que tivemos, dos nossos colaboradores, com relação à procura foi muito bom. E o mais importante foi a recompra. Ter contato com o produto é bom, mas quando a pessoa fica satisfeita e feliz compra novamente. A entrega do MT Steak é muito positiva por causa disso, o que eu vejo como muito positivo”, disse Marco Túlio, proprietário da Celeiro Carnes Especiais.