Website que integra diferentes bases de dados e informações sobre a pecuária no estado de MT. Tem o objetivo de prover subsídios para tomada de decisão e para formulação de políticas públicas, além de mostrar os resultados positivos e indicar oportunidades e desafios da cadeia da carne em MT.
Transformando dados em informações, o OCMT conta a história da produção pecuária e da carne em Mato Grosso. São mais de 50 bases de dados incluídas em 5 painéis interativos, além de seções para apresentação dos resultados dos projetos do Imac, biblioteca com artigos e estudos desenvolvidos sobre a produção de carne bovina e banco de imagens.
O site do OCMT também possui uma área destinada para contar a história do desenvolvimento da produção de bovinos de corte no Estado. Através desse projeto, informaremos à sociedade os valores de nossa produção, baseada nos pilares: Qualidade, Sanidade, Sustentabilidade e Transparência.
Plataforma virtual de geomonitoramento desenvolvida pela Agrotools ao Imac que tem como objetivo de monitorar a regeneração ambiental de áreas desmatadas de propriedades rurais bloqueadas para o comércio com os frigoríficos que firmaram o Termo de Ajustamento de Conduta – TAC com o Ministério Público Federal – MPF.
O PREM viabiliza a reinserção de pecuaristas ao mercado formal pecuário, desde que se comprometam a isolar a área desflorestada sem autorização dos órgãos competentes, devendo suspender as atividades sobre essa área que foi desmatada irregularmente após 22 de julho de 2008.
O Programa de Reinserção e Monitoramento é um projeto em parceria com o MPF, ACRIMAT e SINDIFRIGO e conta ainda com a Cooperação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA.
O PREM é considerado um requisito de desbloqueio para as propriedades rurais que apresentem irregularidade sobre o critério “Desmatamento ilegal” do Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado da Amazônia.
O pecuarista que se encaixe no perfil atendido pelo PREM poderá participar e para isso deverá as seguintes etapas:
– Cadastro do produtor e dos territórios (necessário ter o nº do CAR)
– Diagnóstico socioambiental (+ contestações, se necessário)
– Plano de Reinserção
– Assinatura do termo de compromisso com o Imac
– Pagamento da multa indenizatória no valor de R$ 250,00 / hectare desmatado irregularmente
– Plano de monitoramento (+autovistorias)
O PREM possui um processo simples e tecnológico de auxiliar o produtor no processo de adequação ambiental, que precisará apenas de um smartphone para realizar boa parte das atividades previstas no Programa.
É uma plataforma para a caracterização da produção da cadeia produtiva da carne bovina, na originação de bovinos para abate e dos produtos comercializados pela indústria frigorífica. São dois componentes principais do Sistema:
– Extrato socioambiental da propriedade/fornecedor – segundo diretrizes do protocolo de monitoramento de fornecedores de gado da Amazônia.
– Classificação da produção industrial – levantamento de informações por carcaça de animal abatido, como peso de carcaça, acabamento, idade, sexo e raça.
No longo prazo, a partir dos dados mapeados, espera-se poder realizar a classificação e tipificação da carne bovina produzida em Mato Grosso, identificar os gargalos relativos à produção que impactam na qualidade do produto e criar mecanismos para a melhoria da produção em aspectos quantitativos e qualitativos.
É uma iniciativa do Instituto Ação Verde com patrocínio e apoio do Imac, Aprosoja, Ampa, Cipem e Abiove para aprimorar a qualidade dos mapas de propriedades rurais para o Cadastro Ambiental Rural – CAR, com o objetivo de aumentar o nível de aprovação desses mapas no sistema SIMCAR da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso – SEMA.
O sistema funciona em nuvem na internet com um conjunto completo de ferramentas de desenho técnico. A confecção do CAR é feita no sistema, onde é realizado uma série de validações em cada etapa para garantir a qualidade do mapa da propriedade rural.
O sistema oferece acesso a uma extensa base de dados geográficos e imagens de diversos satélites, para serem utilizados como plano de fundo e disponibilizadas em camadas superpostas.
O Mapa do Car se insere na estratégia do Imac em promover a regularização ambiental das propriedades pecuárias em MT.
Corte bovino preparado a partir de animais produzidos, processados no Estado de MT e que reúne como principais atributos: qualidade, sanidade, sustentabilidade e transparência.
O MT Steak é o corte que apresentará a cadeia de produção de carne bovina de Mato Grosso em todas as plataformas de comunicação do Imac, feiras, eventos técnicos, gastronômicos, nacionais e internacionais.
Esse corte será desenvolvido a partir de um concurso, dividido em 2 etapas, que irá considerar a execução do corte, características de viabilidade, economicidade, inovação, aspectos visuais do corte, cocção (perdas e tempo), higiene e segurança na obtenção do produto.
O concurso MT será dividido em 2 Etapas, com presença de jurados especializados no tema.
– Virtual: serão selecionados 5 vídeos com os melhores cortes apresentados.
– Presencial: os 5 melhores cortes apresentados em vídeo serão classificados em prova presencial.
Projeto de turismo de negócios, eventos e rural. Voltado ao público nacional e estrangeiro que realizam viagens por motivos relacionados ao trabalho e relacionamento comercial.
Serão preparados roteiros turísticos que associam a realização de negócios, vida no campo e lazer nos 3 biomas de Mato Grosso, tendo como alvo primário a cadeia da carne bovina.
Cada rota turística deverá reunir:
– Visita a fazendas produtoras de gado de corte.
– Gastronomia em restaurantes que possuam em seu menu principal cortes de carne bovina.
– Pontos de lazer, aventura, ecoturismo ou cultural.
O GT da Rastreabilidade tem por objetivo propor uma solução e concomitantemente a estratégia de implantação de um sistema de rastreabilidade para a cadeia produtiva da carne bovina, oferecendo aos elos da cadeia produtiva segurança e transparência sobre a movimentação de bovinos pelo território de Mato Grosso, no que diz respeito aos critérios socioambientais.
A finalidade do GT é propor uma regulamentação estadual sobre a rastreabilidade da cadeia produtiva da carne no Estado de MT, apresentando as seguintes estratégias:
– Implementação da rastreabilidade da cadeia produtiva.
– Comunicação e sensibilização dos agentes integrantes da cadeia, bem como aos consumidores e importadores do produto.