Imac leva informações da pecuária mato-grossense para a COP 29

As abordagens abrangem questões de sustentabilidade e rastreabilidade, com o intuito de promover a carne de Mato Grosso

Crop AgroComunicação | Assessoria Imac

Até o dia 22 de novembro, representantes do Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC) participam de palestras e encontros durante a Conferência do Clima da ONU (COP-29), realizada em Baku, no Azerbaijão.

O objetivo é promover a carne mato-grossense, ao falar de sustentabilidade e rastreabilidade dentro da cadeia produtiva da pecuária bovina.

No painel organizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, o Imac foi representado pelo presidente do Conselho Deliberativo da Instituição, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, e pelo consultor jurídico e advogado ambientalista Giovane Michelon de Castro.

Durante a conversa, foi destacado que a carne de Mato Grosso se tornou referência em pecuária sustentável. “Com inovação e responsabilidade, buscamos soluções que unem produtividade e preservação ambiental. Mato Grosso é o estado do planeta que mais produz proteína animal. Temos o maior rebanho de bovinos e preservamos 62% do nosso território”, explicou o consultor do Imac, Giovane Michelon de Castro.

Outro ponto abordado foi o Programa Passaporte Verde. De acordo com o consultor do Imac, o projeto visa eliminar o desmatamento ilegal de propriedades de pecuária bovina, valorizar a biodiversidade, melhorar o balanço de emissões de gases de efeito estufa e garantir a inclusão social de pequenos e médios pecuaristas ao mercado formal de comercialização.

Ele conta ainda que o Passaporte Verde tem trabalhado três eixos dentro da cadeia produtiva da bovinocultura de corte. Conformidade, melhorias com a reforma das pastagens e pagamento da biodiversidade. “Este terceiro eixo é mais complexo, porém significa que o produtor que preserva e conserva vai receber por isso

Ainda de acordo com o advogado ambientalista, Mato Grosso é um estado de vanguarda e, dentro do programa Passaporte Verde, vai conseguir criar políticas públicas que vão proteger o produtor e promover segurança jurídica em toda a cadeia produtiva.

REUNIÕES COM REPRESENTANTES INTERNACIONAIS – A agenda do Imac em Baku, no Azerbaijão, compreende ainda o encontro com lideranças de outros países, em que podem ser apresentadas oportunidades para estruturação de iniciativas com foco em sustentabilidade e inovação. Como exemplo, Giovane Castro, consultor do Imac, e César Miranda, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e presidente do conselho deliberativo do Imac, juntamente com outras autoridades mato-grossenses, participam de uma agenda para ampliar parcerias estratégicas com representantes da empresa de infraestrutura de serviços de eletricidade e água de Dubai, a DEWA, além de membros da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e da Embaixada de Cultura e Sustentabilidade dos Emirados Árabes.

Facebook
Twitter
LinkedIn