Imac lançará Observatório da Carne durante Acricorte 2023

Objetivo é envolver o público em um quiz onde os participantes vão testar conhecimento e discutir assuntos pertinentes à cadeia produtiva da carne bovina

Crop AgroComunicação | Assessoria IMAC

O Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) trará uma novidade para a 3ª edição do Acricorte que deve unir diferentes gerações em torno de um mesmo objetivo: conhecer melhor a pecuária mato-grossense. E a forma encontrada para debater esse assunto com o público é através de um quiz sobre o Observatório da Carne de Mato Grosso, que será lançado no evento. Um jogo de perguntas e respostas onde o conhecimento do participante será testado.

“Esse quiz tem como referência o Observatório da Carne, projeto do Imac que também trabalha a divulgação de informações sobre o setor”, conta o diretor Técnico Operacional, Bruno Andrade.

O Observatório entrou em operação em 2021 e trata-se de um painel de controle da cadeia produtiva da carne bovina de Mato Grosso, que busca reunir em um mesmo local várias informações sobre a atividade pecuária de corte no estado. “Processamento de carne, características quanti-qualitativas do produto, dados ambientais, sociais e de comercialização, é um ganho para o produtor, e é algo que precisamos que alcance o máximo de pessoas”, explica Bruno Andrade.

A plataforma mescla múltiplas fontes oficiais de informação já existentes, mas que não haviam sido reunidas em um mesmo hub. “No Observatório divulgaremos resultados de pesquisas e estudos pertinentes ao setor. Também funcionará como uma fonte de informações para os nossos principais clientes. No futuro pretendemos oferecer os dados nos idiomas de nossos principais importadores, aumentando o acesso à informação de qualidade sobre a cadeia produtiva da carne em MT”, complementa o diretor.

Outro importante produto do Imac que será compartilhado com o público é o Programa de Reinserção e Monitoramento (PREM), ferramenta criada em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) para ajudar os produtores que cometeram desmatamento ilegal, e hoje estão bloqueados para vender seus animais para as indústrias frigoríficas, a retornarem para o mercado formal da carne.

“Atualmente a gente sabe que existem aproximadamente dez mil produtores nessa situação e essa plataforma os auxilia, a partir de um processo de monitoramento das propriedades rurais, a retornarem ao mercado formal da carne. Dessa forma, o Imac pode contribuir para que os produtores consigam participar plenamente do mercado”, ressalta Andrade.

Bruno reforça que o principal objetivo da instituição é promover a carne bovina de Mato Grosso para os consumidores de todo o país. “Participar do Acricorte é muito significativo para falar com os produtores e mostrar os programas que o Imac disponibiliza”, conclui o diretor Bruno Andrade.

Acricorte 2023

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) lançou a programação oficial do Acricorte 2023, que será realizado nos dias 18 e 19 de maio, no Centro de Eventos Pantanal. Já está na sua 3ª edição, o evento reunirá workshops e feira de negócios em um único lugar. O objetivo é ofertar conhecimento e tecnologias aos pecuaristas e promover o debate sobre o futuro e a sustentabilidade da cadeia produtiva da carne.

Para ver a programação completa, clique aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn