Com apoio do Imac, o projeto divulgou vários pratos com uso da carne bovina na edição realizada em 2024
CropAgro Comunicação | Assessoria Imac
Em sua décima edição, o Pantanal Cozinha Brasil deste ano homenageou o empresário da cadeia produtiva da carne Marco Túlio Duarte Soares, da Celeiro Carnes. Com o objetivo de divulgar a proteína animal bovina de Mato Grosso pela primeira vez, o Instituto Mato-grossense da Carne (IMAC) apoia este evento. “É um festival renomado e está entre os maiores eventos gastronômicos do Centro-Oeste. Este tipo de ação está dentro do escopo do IMAC”, destaca o presidente da instituição, Caio Penido.
Ele acrescenta que promover e levar informação e conhecimento é primordial tanto para o mercado interno quanto externo. De acordo com Penido, é assim que se transforma a cultura. “É unificando o discurso e envolvendo o produtor, a Associação de Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT), a indústria frigorífica, o governo vinculado à pecuária, os donos de açougues, churrasqueiros e chefes de cozinha num mesmo processo”, enfatiza Penido.
Esta parceria do IMAC com o Festival Pantanal Cozinha Brasil é de ganha-ganha. O homenageado Marco Túlio faz parte da cadeia produtiva da carne. “Além disso, também é conselheiro do IMAC, foi presidente da Acrimat e criou o Festival Braseiro, que reúne mais de 800 voluntários de todos os cantos do Brasil para assar carne”, elogia Penido.
O presidente do IMAC, Caio Penido, destaca que os mercados estão dando preferência para as carnes sustentáveis e de qualidade. “São duas frentes que caminham juntas e o IMAC tem o Passaporte Verde, que está diretamente ligado a estas necessidades do mercado”.
Dentro da sua simplicidade e de seus objetivos com a área social, o homenageado Marco Túlio se vê preocupado com dois aspectos: um de promover a proteína mais abundante de Mato Grosso, a carne bovina, e o outro é fazer a parte social.
Para Marco Túlio, esta homenagem é o fruto de sua trajetória. “O Festival Braseiro, mais que uma ação social, tem tudo a ver com o IMAC, porque nosso objetivo também é divulgar a carne de Mato Grosso. É levar informação do produto mato-grossense de qualidade para os consumidores”.
Marco Túlio ainda sugere ainda que se aumente o consumo de carne per capita de carne e que a população procure informações sobre os mais variados tipos de corte de carne e de técnicas de preparo de churrasco. Ele explica que existem diversas formas de preparo de churrascos, como fogo de chão, o pitch smoker americano, parrillas argentinas, entre outros. “Estes festivais de carne são inspirações para que essas pessoas comecem a experimentar técnicas diferentes.
PANTANAL COZINHA BRASIL 2024 – O Pantanal Cozinha Brasil é um evento onde são realizadas oficinas para capacitar pessoas que querem trabalhar com a carne e também para aqueles que apreciam saborear este tipo de proteína animal. E, em parceria com restaurantes da cidade e os mais variados parceiros, oferece cortes diferenciados para que a população possa experimentar novos sabores.
O realizador do Pantanal Cozinha Brasil, o professor de gastronomia e empreendedor João Carlos Caldeira, popularmente conhecido como Joca, explica que Marco Túlio foi o homenageado deste ano em função do Projeto Braseiro. “Uma das maiores ações sociais do país”.
De acordo com Joca, o objetivo é valorizar os produtos e os mato-grossenses. “Ter o apoio do IMAC para nós fez todo o sentido, ainda mais depois do MT Steak, que foi um trabalho excepcional que o IMAC realizou. E a ideia é que, agora através do varejo e do Pantanal Cozinha Brasil, vamos continuar divulgando o potencial da carne mato-grossense”.