Mato Grosso será sede no mês de outubro do World Meat Congress (WMC) – Congresso Mundial da Carne, evento internacional que reúne produtores, exportadores, pesquisadores e todos os envolvidos na produção de proteína animal no mundo. O Congresso será realizado no período de 27 a 31 de outubro de 2025, em Cuiabá.
A escolha do estado para sediar o Congresso pela primeira vez no Brasil deve-se a importância de Mato Grosso no cenário mundial na produção de carne. O estado tem o maior rebanho bovino do país, com 32,83 milhões de cabeças, além de possuir uma grande produção de frangos e suínos.
Em 2024, o Estado exportou mais de US$ 2,7 bilhões de dólares em proteína animal, de acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec). Foram abatidos 7,3 milhões de animais. Atualmente, 65 países importam carne de Mato Grosso.
Promovido pela International Meat Secretariat (IMS) – Secretaria Internacional da Carne, o WMC é realizado a cada dois anos, já tendo sido organizado em países como os Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Holanda.
O Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) é responsável pela organização do Congresso junto com o IMS. Para os organizadores, o congresso é uma oportunidade para debater os desafios e as perspectivas do setor agropecuário, com fóruns que irão tratar de sanidade, rastreabilidade, mercado internacional, produção sustentável, desenvolvimento de novos produtos e tendências de consumo, cuidados com os animais, nutrição e segurança alimentar.
Além de rodadas de negócios, estão previstas palestras e visitas técnicas, fóruns, entres outras ações.