Temos certeza que você já sabe, na prática, como a carne de Mato Grosso é de primeiro nível. Mas você sabia que mais de 80 países no mundo também apreciam a carne que você prepara no seu churrasco?
Vamos falar um pouco sobre o mercado internacional da carne mato-grossense e como o
IMAC está contribuindo para expandir o alcance da pecuária do estado ainda mais.
Mato Grosso: referência na exportação
Líder nacional na produção de carne bovina, Mato Grosso vende para mais de 80 países, sendo o segundo maior exportador brasileiro, comercializando 36% do total de sua produção.
A carne de Mato Grosso pode ser encontrada hoje em países espalhados por quase todos os cantos do planeta: América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Ásia.
Hoje existem 44 indústrias frigoríficas exportando em Mato Grosso, com potencial de expansão.
Nos próximos 10 anos é estimado que o estado irá produzir mais de 6 milhões de animais por ano, podendo atingir 2 milhões de toneladas de carne bovina por ano, a maior produção de sua história.
Como essa revolução acontece?
Não é por acaso que a pecuária do estado do Centro-Oeste se desenvolve mais a cada dia. Mato Grosso caminha na vanguarda da inovação, aplicando conhecimento e tecnologia no campo, para ampliar a produtividade sem abrir mão da sustentabilidade. Isso possibilita com que a carne do estado, melhore geneticamente a cada geração, ao mesmo tempo em que seja habilitada para ser comercializada para mais e mais países.
Com inovações nutricionais e a expansão no uso de sistemas de produção mais inteligentes e que agregam em uma mesma área a produção de grãos, fibras e proteína animal, o estado cresce de forma harmoniosa, promevendo a preservação e o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva.
É fundamental dizer que todo esse fenômeno acontece utilizando apenas 36,7% do território mato-grossense. Aproximadamente 62% do estado está destinado a preservação ou conservação, em territórios indígenas, unidades de conservação e em propriedades rurais preservado pelos produtores.
O papel do IMAC nessa transformação
O Instituto Mato-grossense da Carne (IMAC) desenvolve atividades que promovem a cadeia produtiva da carne bovina, auxiliando produtores, indústrias e o estado de Mato Grosso a promover transparência na produção pecuária, aumentar a produção e qualidade da carne bovina, ampliar nossos mercados consumidores, além de preservar o meio ambiente e incluir os pequenos produtores.
A atuação da instituição é pautada em 4 pilares:
- Regularização ambiental: para fomentar o desenvolvimento sustentável da pecuária no estado e auxiliar o produtor no processo de recuperação do dano ambiental causado.
- Qualidade: promoção da intensificação da produção de animais em áreas de pastagens e incentivo as boas práticas de produção, melhoramento genético, sanidade e nutrição animal para produzir uma carne bovina que atenda as demandas do mercado consumidor.
- Transparência: através da implementação da rastreabilidade individual dos animais em Mato Grosso.
- Reputação: melhoria da imagem e geração de valor para o produto feito em Mato Grosso.
É assim que o IMAC trabalha arduamente para auxiliar a pecuária do estado, para que Mato Grosso seja cada vez mais reconhecido como o fornecedor confiável de carne bovina que é, garantindo procedência, legalidade, sanidade e qualidade para alimentar todo o planeta.