Empresa chinesa enxerga grandes oportunidades na cadeia produtiva da carne em Mato Grosso

Imac promoveu agenda em Cuiabá com grupo especializado na prestação de serviços para importação de produtos congelados na China e Sudeste Asiático

Crop AgroComunicação | Assessoria Imac

Os números atuais de exportação e o potencial de crescimento da produção e carne bovina em Mato Grosso tem atraído investidores internacionais. Como o Optimize Integration Group – OIG, empresa responsável por atuar em 23% das importações de alimentos congelados pela China.

A comitiva desembarcou em Cuiabá -MT no dia 13 de dezembro para uma rápida, porém produtiva série de reuniões, em busca de estabelecer parcerias e investimentos junto com as indústrias frigoríficas mato-grossenses.

O Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) montou a agenda de reuniões. O grupo participou de reuniões com os frigoríficos Frialto e Frigosul, com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e com a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat).

A intenção da OIG com o Imac é estabelecer um termo de cooperação para oferecer serviços que auxiliem as indústrias habilitadas a ampliarem seus negócios na China. Bruno de Jesus Andrade, Diretor Técnico Operacional do Imac, ressalta que Mato Grosso tem grande possibilidade de ampliar suas exportações de carne bovina e derivados para a China.

“A ideia da OIG é oferecer uma gama de suporte em serviços para as empresas frigorificas do Estado, seja em questões aduaneiras, armazenamento, logística, cadeia de frio e diversificação de clientes no mercado chinês”, afirmou Bruno.

“Serviços que poderiam estimular mais empresas a se arriscarem no mercado chinês com maior segurança comercial, em especial as unidades de porte menor de produção”, completou.

MT líder na produção

Mato Grosso produziu 715,31 mil toneladas de carne bovina no primeiro semestre de 2023. Com esses números, o Estado se mantém como o maior produtor de gado do Brasil e um dos maiores do mundo, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária – Imea.

Dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) apontam que 20 milhões de pessoas conseguem ser alimentadas com a carne do estado por ano, o que corresponde a 10% da população do país, sendo sete vezes maior que a população de Mato Grosso.

Facebook
Twitter
LinkedIn