Crop AgroComunicação |Assessoria Imac
O presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido, falou sobre o desafio da comunicação do agronegócio nacional e internacionalmente, no fórum “A Força do Agro”, realizado pela Revista Oeste, nesta segunda-feira (21.08), em São Paulo. Penido participou do painel “Desmistificando o Agro” e compartilhou a bancada com os pesquisadores da Embrapa Evaristo de Miranda e Abilio Pacheco.
O presidente do Imac pontuou que o agro se comunica bem internamente, mas precisa melhorar a forma de se mostrar para fora da bolha. “O Brasil já tem uma agenda positiva, produzindo alimentos de baixo carbono e conservando a biodiversidade. O agro sabe se comunicar, mas temos um oponente que comanda as mídias globais e é forte e está acostumado a ser o dono da verdade. A União Europeia, com essa nova legislação de importação, deixou claro que eles são nossos concorrentes, agora as cartas estão na mesa”, pontuou.
Penido afirmou que o agro brasileiro precisa melhorar a informação que chega ao consumidor urbano, que está longe do setor produtivo, elaborando estratégias e parcerias que alcancem a todos. “A mídia que a população brasileira tem acesso é dominada pelos nossos concorrentes, com narrativas ambientais que tentam disfarçar suas verdadeiras intenções protecionistas e comerciais”, enfatizou.
Caio Penido disse ainda que o importante para os concorrentes é difamar o Brasil e toda nossa produção sustentável. “No novo paradigma global quem tem riqueza é quem tem biodiversidade. O Brasil tem o que nenhum outro país tem, que é um clima tropical, produção baixo carbono, a possibilidade das integrações das culturas e um produtor rural experiente e motivado. Então, cabe a nós o posicionamento verdadeiro e fiel de quem somos. Agora precisamos nos comunicar para fora da bolha”, pontua o presidente.
MT STEAK
Penido apresentou o MT Steak, que é o grande programa de promoção da Carne de Mato Grosso e do Brasil, como exemplo de comunicação “fora da bolha”, para atingir nossos consumidores urbanos. “E vamos fazer a promoção desse corte, comunicando sua sustentabilidade, qualidade, rastreabilidade e sanidade”, conclui Penido.
Um concurso foi aberto para moradores de Mato Grosso, independentemente de ser ou não profissional de gastronomia ou da carne. Na 1ª etapa, que foi realizada de forma virtual, mais de trinta participantes enviaram vídeos com sugestões de cortes inovadores, onde apenas os cinco melhores foram selecionados. A última fase do concurso foi preparar o corte inédito no reality show MT Steak, que foi gravado em julho de 2023, na capital mato-grossense, com produção e edição do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
As provas dessa 2ª etapa foram acompanhadas por técnicos da Comissão Avaliadora do Imac e por uma Comissão Julgadora, composta por pessoas com notório saber na área do churrasco e chefs de cozinha especializados em preparo de carne bovina. “Desta forma trouxemos outros elos da cadeia, também amantes da carne, para atuarem como intermediários na comunicação com os urbanos”, ressalta Penido.
O concurso MT Steak foi transmitido pelos canais do Grupo Band: Canal Sabor & Arte, Band News, Agro Mais, Terra Viva, pelo YouTube e canais de comunicação do Imac. Está disponível no site https://imac.agr.br e nas redes sociais oficiais da instituição.
“Por tudo isso é que lançamos o MT Steak, um reality show para contagiar todos os amantes da carne e da pecuária. Abrangemos toda a cadeia desde o produtor, o governo, a indústria e outros atores que fazem parte do universo da carne que são os açougueiros e churrasqueiros. Assim como os Estados Unidos tem o New York Steak, o Brasil agora tem o MT Steak e estamos trabalhando fortemente nessa comunicação”, explicou.
O Fórum A Força do Agro foi transmitido ao vivo pelo Canal do YouTube da Revista Oeste. As discussões foram mediadas pela jornalista Joice Maffezzolli, e o conteúdo está disponível para ver e rever.