Quiz que promove interação com público testando conhecimento sobre pecuária fez sucesso entre crianças e adultos
Crop AgroComunicação | Assessoria Imac
O Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) lançou nesta quinta-feira (18.05), durante o Acricorte 2023, o Observatório da Carne de Mato Grosso. E para promover esse produto, levou ao maior evento da pecuária mato-grossense um jogo de perguntas e respostas para testar o conhecimento dos visitantes sobre a pecuária mato-grossense.
“O quiz é uma ideia bacana que surgiu da nossa área de Comunicação e Marketing junto com nosso setor técnico. Ele visa levar conhecimento técnico, não só da sociedade civil, mas também dos próprios participantes da cadeia, do pessoal que trabalha aqui dentro do mercado, o quanto eles conhecem sobre a produção do nosso estado”, contou Henrique Prado de Miranda, diretor de Administração e Finanças do Imac.
Conforme Henrique, o jogo interativo busca mostrar ao público as práticas de produção do setor, sustentabilidade e coisas nesse sentido. “Então é uma brincadeira bem sadia e gostosa, para a gente levar esse conhecimento e, numa contrapartida, saber qual é o esforço de comunicação que o nosso setor precisa ter para avançar. Porque, muitas vezes, a gente fala dessa grande sustentabilidade, dessa grande produção, mas, às vezes, a gente não tem noção de o quanto isso é grandioso e sentimos dificuldade em informar a população”.
Um dos principais parceiros do Imac na valorização de toda a cadeia produtiva a partir de ações de pesquisa e desenvolvimento, informação e marketing, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) destacou, mais uma vez, a importância da presença do Instituto no evento.
“Para a gente é muito importante a parceria com o Imac. Desde a criação do instituto nós estamos lá, fazemos parte do conselho, então todas as decisões que o Imac toma é feita de forma conjunta com todos os parceiros da cadeia, e esse respeito é o que nos fortalece, então sim é essencial ter esse importante elo da cadeia expondo seus produtos e ações aqui no Acricorte”, disse o presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro.
Em sua 2ª gestão à frente da Acrimat, Ribeiro salientou a parceria entre as entidades. “Nós somos parceiros desde a criação. Então, assim, para a gente é motivo de orgulho estar junto com o presidente Caio Penido, junto com a equipe toda, com a Paula Queiroz, que é a diretora Executiva, eles são muito eficientes. A gente confia, trabalha junto. Não temos aquele tipo de vaidade. Olha, se você conseguiu, é você que conseguiu. O Imac conseguiu. O que a gente conseguiu para melhorar a pecuária, que for em benefício do setor, a gente fica satisfeito”.
Quiz
O pecuarista João Neves, de 72 anos, tem uma pequena propriedade na região de Cáceres onde cria cerca de 200 cabeças de gado. Entusiasta da tecnologia, se colocou a entender o que aquela tela ‘grande e azul’ significa, para o que ela servia. “Eu sou velho, mas gosto dessas coisas de tecnologia sabe, e quando passei aqui e vi, fiquei intrigado, quis saber o que era. Daí vieram, me explicaram, era um jogo, e eu também gosto de jogo”, disse o pecuarista.
Segundo Neves, ele levou segundos para entender o quiz. “Muito simples e rápido, gostei bastante, explicativo, educativo, bom para a criançada aprender o que é a pecuária, o que coloca comida na mesa deles”, completou, entre risadas, o experiente produtor.
João Sales Silva, de 9 anos, foi outro visitante da feira que gostou do jogo. “Jogo é comigo mesmo, e eu gosto de ganhar, então quando eu vi a tela eu logo percebi que tinha algo diferente, e já quis brincar, foi muito legal, meu irmão mais velho me ajudou, acertamos quase todas”.