A pecuária de corte de carne representa uma importante parte da economia brasileira. Além disso, o Brasil é considerado o maior exportador de carne bovina do mundo.
No primeiro semestre de 2022, a exportação de carne para China é a maior dentre os 132 países para os quais o Brasil exportou no início do ano.
Quer entender como funciona esse mercado? Continue a leitura.
Exportação de carne brasileira
A primeira exportação de carne bovina aconteceu para a Inglaterra em 1914, ou seja, há mais de cem anos.
Há 40 anos, a imagem que se tinha do mercado de carne bovina brasileira era totalmente diferente.
Além da quantidade do rebanho não chegar nem na metade que existe hoje (224,6 milhões de cabeças), importava-se muito para abastecer o mercado interno, já que existiam questões sanitárias sérias que impediam a exportação. E as pastagens degradadas das propriedades faziam com que a produtividade fosse baixa.
A pecuária bovina evoluiu após sofrer uma modernização revolucionária pelos avanços tecnológicos, tanto nos sistemas de produção como na organização dessa cadeia, o que refletiu positivamente na qualidade da carne.
De onde vem a produção de carne?
O posto de maior exportador de carne bovina do Brasil é pertencente ao estado de Mato Grosso. Diversos fatores podem explicar esse crescimento:
- Mato Grosso possui o maior rebanho comercial do país;
- Tem a maior quantidade de animais;
- O estado também tem mais plantas habilitadas para exportação.
O estado é exemplo visionário no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, que garante conservação por lei, tem menores emissões de gases do efeito estufa, gado majoritariamente criado a pasto e com rentabilidade.
Exportação de carne para a China
As exportações de carne bovina do Brasil bateram a máxima histórica, alcançando 231 mil toneladas em setembro de 2022, com impulso de compras da China.
Deste número total de exportações, só para a China foram 137 mil toneladas neste mesmo mês, totalizando no ano 924 mil toneladas da proteína bovina.
Ver esses números acaba sendo surpreendente depois que a atividade de exportação de carne bovina para China passou por alguns obstáculos durante os anos de 2020 e 2021.
Exportação de carne para China 2020
Apesar de o Brasil ter apresentado um aumento nos primeiros meses de 2020 em relação a 2019, com a propagação da pandemia, especialmente na China, principal cliente, as exportações de carne perderam um pouco sua força.
Depois da liberação gradativa para a volta do comércio exterior, o Brasil continuou enfrentando alguns problemas. Em agosto de 2020, alguns lotes de carne bovina exportados para a China, testaram positivo para o Covid-19, o que contribuiu para que as exportações desacelerassem ainda mais.
Mesmo com diversos obstáculos, no primeiro semestre deste mesmo ano, a pecuária bovina mostrou ser uma das principais potências econômicas do Brasil, alcançando o 5º lugar na lista de produtos mais exportados.
Exportação de carne para China 2021
As exportações no ano de 2021 não foram muito diferentes do ano anterior. Segundo a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), as exportações deste ano apresentaram uma queda de 7% no volume, mas houve um crescimento de 9% na receita em comparação com o ano de 2020.
Isso aconteceu, graças à elevação do preço do produto nos mercados internacionais.
Exportação de carne para China 2022
Neste ano de 2022, o Brasil bateu recorde de exportação de carne para a China. No começo do ano até outubro, a China proporcionou uma receita de mais de 6 bilhões de dólares com suas importações de carne bovina brasileira.
Segundo a Abrafrigo (Associação de Frigoríficos), as exportações de carne bovina (in natura e processada) do Brasil alcançaram 1,985 milhão de toneladas, representando uma alta de 23% em relação ao mesmo período do ano passado.
Curiosidades da exportação de carne bovina brasileira
- Existem 187.55 milhões de cabeça de gado, sendo 45.5 milhões abatidas no Brasil;
- Em média, 2,69 milhões de toneladas de carne são exportados para diversos países;
- No primeiro semestre de 2022, o Brasil exportou para 132 países;
- A receita com a exportação brasileira de carne no mês de junho de 2022 foi a melhor da série histórica, desde 1997.
Importância da exportação de carne para o Brasil
A indústria da carne é de extrema importância ao Brasil e ajuda a movimentar a economia do país de uma forma bastante significativa. Atualmente as exportações de carne ocupam o 5º lugar no ranking dos principais produtos exportados pelo Brasil.
As exportações aumentam a produtividade, a inovação e a competitividade das empresas. Isso ocorre porque precisam se adequar às exigências do mercado exterior e acessar novas culturas abrindo espaço para trocas de experiências, potencializando o intercâmbio de tecnologias.
O IMAC
O Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC) é um serviço social autônomo, que tem a missão de promover a carne bovina de Mato Grosso, valorizando toda a cadeia produtiva a partir de ações de pesquisa e desenvolvimento, informação e marketing.
Atua para desenvolver as condições necessárias para que a carne de Mato Grosso continue sendo um produto sustentável, seguro e de alta qualidade, ampliando ainda mais seu mercado consumidor em todo o mundo.
Para manter a qualidade da carne do Mato Grosso, o Imac conta com projetos que ajudam a manter a padronização de qualidade, como o Programa de Reinserção e Monitoramento (Prem), Sistema eletrônico de informação da indústria da carne (Seiic), observatório de carne do Mato Grosso (OCMT), entre outros programas.